quarta-feira, 29 de outubro de 2008

5ª série - As Rochas - aula 15




15. AS ROCHAS

Os geólogos são os responsáveis pelo estudo das teorias da história da Terra, partiram daquilo que podiam observar de perto: as rochas que existem hoje e que se distribuem desigualmente pela superfície do planeta.
Comparando-as, estabelecendo seus elementos constitutivos, observando sua resistência maior ou menor, eles puderam reconstruir não só a história do planeta mas também a história dessas rochas, bem como seu ciclo de desenvolvimento.
Sabemos que a superfície terrestre ou crosta é a parte sólida do planeta. Essa parte sólida é constituída de vários elementos químicos, distribuídos de forma desigual, com grandes variações de peso e volume. De forma geral, aparecem formando compostos que constituem os minerais que, agrupados, dão origem às rochas – granito,riólito, basalto, diabásio, calcário, etc.
Na crosta, existem mais de 2.000 minerais que o homem utiliza desde a Antiguidade. Nas áreas onde ocorre concentração de minerais e viabilidade de exploração econômica, esses minerais são chamados de minérios.
Tomando como critério a forma como surgiram, as rochas são divididas em três tipos: as rochas magmáticas, as rochas sedimentares e as rochas metamórficas.
· Rochas magmáticas ou ígneas – (Riólito, Basalto, granito, Pedra-pomes, etc) – são as rochas que se formam quando o magma (o material do manto) esfria e se solidifica. Há aquelas que servem de base para a crosta e que ficam em profundidades maiores, preenchendo fundos ou entre camadas de outras rochas – essas são chamadas de intrusivas. Nessas condições, o resfriamento do magma é mais lento e forma rochas com uma granulação mais grosseira.
Outras rochas magmáticas forma-se na superfície, a partir do resfriamento rápido das lavas lançadas pelos vulcões – são chamadas de extrusivas.
Por causa da rapidez com que se resfria, sua granulação é fina.. As áreas onde essas rochas ígneas se concentram na superfície são chamadas de escudos.
· Rochas sedimentares – (giz, arenito vermelho, halita, laranja, etc) – são as rochas que se formam a partir da acumulação e consolidação de sedimentos – partículas de rochas ou de matéria orgânica, originadas pelo desgaste de rochas feito pela água, pelos ventos ou pelo depósito de restos de seres vivos.
Sua principal característica é apresentar camadas ou estratos. Cada camada representa um período de deposito de um ou outro tipo de sedimento – cada camada nova é depositada em forma horizontal sobre as anteriores.
É nesse tipo de rochas que se acumulam restos de vegetais e animais tanto terrestres quanto marinhos, e, portanto, é nelas que aparecem dois grandes recursos energéticos utilizados pela indústria atual: o carvão e o petróleo. As áreas onde ocorrem esses depósitos são chamadas de bacias sedimentares.
· Rochas metamórficas – (gnaisse, ardósia, mármore, etc) – A palavra metamorfose, significa transformação e isso significa a mudança de alguma coisa já existente em outra.
Ora, as rochas metamórficas são exatamente isso – rochas sedimentares ou magmáticas que, em virtude de alguma alteração física (aumento de pressão e/ou calor), transformam-se em um outro tipo de rocha. Algumas delas encontramos em nossas próprias casas, como o mármore, por exemplo.
A crosta e, portanto, as rochas sofrem processos de mutação constante – muitas das rochas que surgiram nas primeiras eras geológicas já refundidas graças à movimentação das placas tectônicas e outras “nasceram” a partir dessa mesma mobilidade. Ainda mais, a atuação do clima, das águas, das geleiras, enfim, a exposição dessas rochas na superfície acaba por desgasta-las.
Portanto, temos o ciclo das rochas e uma das possibilidades é: erosão; deposição e cimentação; alteração de pressão e temperatura; fusão; erupção e resfriamento, está aí um processo de mutação das rochas.

Nenhum comentário: