terça-feira, 4 de novembro de 2008

2º ano - A estrutura etária da população brasileira - aula 17


17. Estrutura etária da população brasileira

A estrutura por idade ou etária de uma população costuma ser dividida em três faixas:
· Jovem, quando mais de 50% da população tem entre 0 e 19 anos;
· Adultos, quando mais de 50% da população tem entre 20 e 59 anos;
· Idosos, quando mais de 50% da população tem mais de 60 anos.
As nações que possuem, há várias décadas, baixos índices de natalidade e mortalidade e uma expectativa de vida elevada – caso dos países capitalistas desenvolvidos e também de uma parte dos ex-“socialistas” (Hungria, República Tcheca e outros) – têm a maioria de sua população na faixa etária dos adultos – 55% a 60% do total - ; a porcentagem de idosos é relativamente alta(15%) e a faixa dos jovens normalmente está abaixo dos 30% do total da população.
Os países subdesenvolvidos, em especial aqueles com baixa expectativa de vida, apresentam uma maioria de população jovem – 50% ou mais – e a faixa dos idosos é muito reduzida, menos que 10% do total da população.
No Brasil, segundo dados do último recenseamento geral da população (2000), a faixa etária dos jovens abrange 40,5%, a dos adultos 50,6% e a dos idosos 8,9% do total da população.
Nas últimas décadas, aumentou o porcentual de idosos e adultos e diminuiu a porcentagem de jovens, pois, em 1950, a distribuição era a seguinte: idosos, 4,6%; adultos, 43,1% e jovens, 52,3%. Essa mudança se deve à diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade e ao aumento da expectativa de vida.
Dessa forma, podemos dizer que o Brasil se enquadra no final do estágio de transição de país jovem para maduro. Ele ainda não pode ser considerado plenamente um “país maduro”, como os países desenvolvidos, mas caminha a passos rápidos nessa direção. Todavia, a proporção dos idosos no total da população ainda é pequena em comparação a países como Suécia 23% ou os Estados Unidos 17%, sendo mais semelhante à maioria dos Estados subdesenvolvidos.
Podemos representar a estrutura etária de uma população por meio de um gráfico denominado pirâmide etária. Esse gráfico fornece informações das faixas etárias e da proporção dos sexos em cada faixa; um lado do gráfico representa as pessoas do sexo masculino e o outro, as do sexo feminino.
Nos países jovens, onde as taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas, esse gráfico tem o formato de um triangulo ou uma pirâmide típica, com uma base bem larga(elevado número de crianças) e um topo estreito9pequeno número de idosos).
Nos países desenvolvidos, onde as taxas de natalidade e de mortalidade são baixas – além da elevada expectativa de vida – , esse gráfico já não se assemelha mais a uma pirâmide, mas a um retângulo na vertical, com uma proporção de idosos praticamente igual ou superior à de crianças.
Observe as pirâmides de idades do Brasil. Elas demonstram um progressivo amadurecimento populacional nas últimas décadas: a de 1970 constitui uma típica pirâmide etária de país jovem; a de 2000 já sinaliza um avançado estágio de transição.
Com o tempo praticamente todos os países deixarão de ser jovens no sentido de predomínio da faixa etária com menos de dezenove anos de idade. Isso porque até mesmo nos Estados mais pobres a tendência é haver diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade e aumento da expectativa de vida, o que leva a um progressivo envelhecimento da população. Por isso, a expressão “pirâmide etária” vai perdendo a sua razão de ser. Ela foi criada há cerca de um século, em uma época em que até os países desenvolvidos tinham grande proporção de jovens no seu efetivo demográfico – e, portanto, essa gráfico tinha formato piramidal para todas as nações, o que deixou de ser verdadeiro para muitas delas.

Nenhum comentário: