quarta-feira, 19 de novembro de 2008

3º ano - aula 21 - O fluxo de idéias e informações


21. – Fluxos de idéias e informações


Em 15 de abril de 2009, esta imagem foi divulgada pela ESA 9Agencia Espacial Européia), ela retrata o lixo espacial em órbita em volta da Terra. De acordo com a agencia, desde o primeiro lançamento (1957) até hoje, cerca de 6 mil satélites foram enviados para a órbita terrestre. Na data de divulgação das imagens, a estimativa era de que apenas 800 deles estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil Km. Isso representa a amplitude do atual meio técnico-científico-informacional.
A aceleração contemporânea, altera a natureza do espaço geográfico e imprime novo ritmo às ações humanas. As inovações técnicas (telefone, radar, transistor, fotografia, rádio, bomba atômica, circuito integrado, etc), contribuiram para a mudança na relação espaço-tempo no atual período técnico-científico-informacional.. Elas influenciaram e influenciam em demasia nossa vida cotidiana, e acabaram por revolucionar um dos setores mais importantes da atividade humana: as comunicações.
A aceleração comtemporânea é entendida como o momento em que eclodem forças concentradas da sociedade em sua relação com a natureza, sendo justamente o resultado da proliferação de invenções técnicas em vários setores da atividade humana, que aumentam os ritmos e os fluxos do espaço geográfico.
O conjuntos dos novos meios de comunicação (inovações técnicas), proporcionou, às populações de diferentes regiões de um mesmo país ou de países distintos, o poder de enviarem e receberem mensagens de modo rápido e eficiente, como nunca fois possível antes na história da humanidade. Até o século XIX, antes do surgimento do telégrafo, as informações ou mensagens andavam na mesma velocidade e sob as mesmas condições dos transportes materiais, por meio da utilização de cavalos e carruagens em terra e de barcos e navios nos mares e rios. Em contraste, atualmente, as informações, que são a “mercadoria” transportada pelos sistemas de comunicação, podem transitar quase instantaneamente de uma região para outra, desde que elas estejam equipadas com elementos do meio técnico-científico-informacional, como redes de transmissão de rádio e de televisão, antenas ou estações de satélite, cabos de fibra óptica.
Os sátélites contribuem para quatro principais mudanças.
*A distância está deixando de ser uma barreira para as comunicações, já que as informações, agora digitalizadas, podem ser transferidas para qualquer região, onde os fluxos possam ser absorvidos.
*Cada vez mais, a fala, as imagens e os textos são transmitidos de maneira semelhante, por meio de impulsos eletromagnéticos.
*Desenvolveu-se a chamada “sociedade da informação”: cada vez mais as pessoas precisam de informações para o seu trabalho – dados sobre a economia, outras cultutras, suas atividade profissionais – e também para o seu lazer – produção de filmes, televisão a cabo etc.
*Também está havendo uma união entre as tecnologias de computação e de comunicação por intermédio das mensagens por bits eletrônicos – unidade de medida da informação, é a conjunção das palavras binary digit – digito binário –, linguagem que permite a transmissão e a decodificação de mensagens pelos computadores.

Um comentário:

Unknown disse...

obrigada, seu texto me ajudou muito.