quarta-feira, 5 de novembro de 2008

7ª série - As formações vegetais da Ámérica - aula 17

17 – As formações vegetais da América

A interação entre os elementos, (rochas, solos, relevo e hidrografia) que constituem o quadro natural, terá como principal conseqüência o desenvolvimento de espécies vegetais adaptadas às condições ambientais criadas por essa interação. Como conseqüência disso, a América possui quase todos os tipos de formações vegetais encontradas no planeta.
A tundra - Ao norte da América, nas regiões voltadas para o Oceano Glacial Ártico, encontramos um clima polar muito frio. Nessa borda do continente, predomina um ambiente conhecido como tundra, uma região onde os solos estão permanentemente congelados a partir de uma certa profundidade, mesmo no verão. Como o ambiente não ajuda na evolução, as plantas são de tamanho reduzido, constituídas por liquens ( associações entre algas, musgos e fungos), arbustos anões e bétulas de porte reduzido. E, detalhe, só se desenvolvem no verão, quando o clima mais ameno permite a evolução.
Floresta de coníferas - ainda ao norte, numa faixa de climas temperados frios que permeiam o centro norte do Canadá, encontramos uma floresta de coníferas. Trata-se da floresta canadense. Ela se desenvolve num ambiente que apresenta um longo inverno, escuro, muito frio e com grande volume de neve, entretanto as chuvas de verão permitem a evolução de plantas mais resistentes, das quais se destacam os pinheiros, constituindo uma floresta homogênea, destacando-se apenas uma espécie de planta. O Canadá faz proveito dessa madeira alimentando uma das mais produtivas indústrias do país, a indústria de papel, (o Canadá é o maior produtos mundial de papel jornal do mundo
Floresta caducifólia de clima temperado – Tanto na costa leste quanto na oeste da América do Norte, bem como no extremo sudoeste da América do Sul, no Chile, extensas áreas dominadas por florestas temperadas. Essas formações desenvolvem-se em ambientes úmidos, pois essas regiões são atingidas por ventos litorâneos carregados de umidade. Isso permite um desenvolvimento maior e mais diversificado das plantas, mesmo que o inverno seja frio e com neve. Esse tipo de floresta é geralmente aberto, já que as plantas guardam uma certa distância entre si, permitindo a fácil locomoção no seu interior. Contudo, o ambiente interior é escuro. Grandes porções de florestas temperadas dos EUA foram bastante alteradas pelo processo de ocupação, o mesmo ocorrendo de forma menos intensa no Canadá e sul do Chile.
Na região dos Grandes Lagos, fronteira dos EUA com o Canadá, a emissão de poluentes das indústrias aí concentradas gera intensas chuvas ácidas que estão destruindo as florestas dessa região.
Formações vegetais de montanhas, de desertos e de clima mediterrâneo – Em todas as três partes do continente, se nota a formação de Montanhas Rochosas no Canadá e EUA, quanto nas Sierras Madres mexicanas da América Central, e na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, as áreas montanhosas são constituídas por formações rasteiras pobres, em função dos extremos climáticos apresentados nas montanhas, ou seja, um clima frio e seco. São ambientes de difícil ocupação para as comunidades humanas.
Uma formação vegetal que se apresenta reduzida, em termos espaciais, na América, é a vegetação mediterrânea, semelhante aos maquis e garrigues do sul da Europa. No caso do continente americano, essa é uma formação constituída de plantas de pequeno porte, em função, principalmente, do clima seco da região. Ela surge nas áreas de transição entre os climas desérticos e temperado, principalmente junto à costa sudoeste dos EUA, norte do estado da Califórnia e junto à costa central do Chile, próxima à capital, Santiago.
Em todas essas regiões, encontramos as formações vegetais dos desertos e semi-árido (xerófitas) que se constituem de plantas adaptas a um meio bastante inóspito (desertos), onde a carência de umidade é muito grande. Essa formação é constituída por plantas de pequeno porte que conseguem armazenar água no seu interior e não a perdem por não apresentar folhas. São as cactáceas que, na extensão territorial da América, evoluíram para inúmeros tipos.
Formações herbáceas ou pradaria, pampa e campos – Outra extensa formação vegetal, que se encontra tanto na América do Norte quanto no Sul, é a pradaria ou estepe. Trata-se de uma formação constituída basicamente de gramíneas que se espalha por vastas extensões de terras planas, onde os índices de chuva são relativamente baixos. Na América do Norte, é a pradaria que se estende pelas planícies centrais do Canadá e EUA. Na América do Sul, encontramos o Pampa, que envolve a planície do Prata, abrangendo a Argentina, o Uruguai e o sul do Brasil, Campanha Gaúcha, onde a vegetação é chamada de campo. Constitui-se numa formação rasteira, própria para a criação de gado, atividade bastante exercida na Argentina, Uruguai e Brasil.
Nessas regiões, muitas vezes encontramos solos bastante férteis, o que permite o desenvolvimento de atividades agrícolas. Assim, tanto o Prairie quanto o Pampa são regiões bastante utilizadas no cultivo de cereais, principalmente o trigo.
Mata tropical e a savana ou cerrado – Uma importante formação vegetal, que se estende desde a América do Norte até a América do Sul, é a floresta tropical
Típicas da América Central e Caribe e da porção oriental da América do Sul, as florestas tropicais associam-se a climas úmidos cujas temperaturas apresentam variações entre 18ºC e 24ºC. são formações densas, adaptadas a ambientes úmidos (higrófilas), possuem plantas com numerosas e grandes folhas (latifoliadas) e estão sempre verdejantes (perenes) em função do fornecimento constante de umidade. Contudo, seja na América Central seja no Brasil, grande parte delas já foi destruída em função do processo de ocupação.
Outra formação comum em áreas de clima tropical é a savana. Conhecida como cerrado, no Brasil, e lhanos, na Venezuela, essa formação desenvolve-se num ambiente que apresenta chuvas de verão e secas prolongadas de inverno.
Geralmente os solos são pobres, o que impede o desenvolvimento de uma formação mais exuberante. Dominam os arbustos de pequeno porte, com altura em torno de 5m, possuindo galhos e troncos tortuosos, recobertos por grossas cascas, ou cortiças, que os protegem contra o meio (eventualmente o fogo) e a perda de água. Sua fauna apresenta uma razoável riqueza. Mas o avanço de atividades agrícolas, principalmente no Brasil, já destruiu cerca de 80% da formação original.
Estende-se pela porção setentrional da América do Sul por uma área de aproximadamente 6 milhões de Km2, encontramos a floresta equatorial amazônica. Essa formação é um subtipo da floresta tropical, associada aos elevados índices de umidade da Amazônia e que se caracteriza por ser uma das formações florestais mais ricas em espécies da Terra . Essa formação pode fornecer um sem-número de recursos para os povos que as habitam entre alimentos, moradia e outros. Causa preocupação o fato de que a floresta vem sendo drasticamente destruída pelo avanço da agricultura, pelas queimas com o intuito de criar fazendas de gado e pela extração da madeira.
A floresta subtropical englobam o sul do Brasil e se estendem também pela Argentina e Paraguai. Típica de uma área onde o clima é de transição entre o tropical e o temperado, é constituída por um tipo de conífera característica dessa região, a Araucária, um verdadeiro símbolo do sul do Brasil. É uma formação aberta própria de ambientes onde a média térmica gira em torno de 12ºC a 20ºC.
Deve-se destacar também que, junto ao litoral oriental da América, entre o estado americano da Flórida, estendendo-se pelo México, América Central e América do Sul até a altura de Santa Catarina no Brasil, encontramos o mangue. Trata-se de uma formação especial que se desenvolve junto às costas úmidas onde se misturam águas doces e salgadas do mar e das desembocaduras dos rios. São constituídas por plantas halófitas (adaptadas ao sal) e possuindo raízes aéreas. Concentram-se junto à costa formando uma importante área de reprodução animal, tanto marinha quanto terrestre.Você deve ter em mente que o quadro vegetal mostrado acima está em rápido processo de transformação devido à ocupação que a sociedade capitalista vem promovendo, muitas vezes, sem o respeito e o cuidado que o meio ambiente deve receber

6 comentários:

alineh disse...

massa

Unknown disse...

Muito bom!!! Obrigada fiz um trbalho e tirei 10,00 Parabéns pelo seu trabalho...

† David Luis † disse...

estou fazendo um trabalho me ajude.hawll.o happy day.

† David Luis † disse...

idiota

Unknown disse...

amei muito interessante aprendi muito fiz um trabalho e tirei 10,0

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.