sexta-feira, 14 de novembro de 2008

2º ANO E. Médio - Exercícios de fixação

1. O que são as pirâmides etárias?
As pirâmides etárias são representações gráficas que fornece informações das faixas etárias e da proporção dos sexos em cada faixa de idade.

2. Em qual faixa etária o Brasil se enquadra hoje? Justifique.
O Brasil é hoje um país de população adulta(20 a 59 anos), mais de 50% da população brasileira está nessa faixa. Esse amadurecimento foi provocado pelo processo de urbanização, redução das taxas de natalidade e conquistas na área da saúde, saneamento e higiene.

3. Explique por que no futuro quase todos os países serão países de população adulta?
Isso ocorrerá, porque aé mesmo nos Estados mais pobres, a tendência é haver diminuição das taxas de natalidade e de mortalidade e aumento da expectativa de vida, o que levará a um processo progressivo de envelhecimento da população.

4. Que informações pode ser interpretadas em uma pirâmide etária?
Em uma pirâmide etária é possível observar as taxas de natalidade e de mortalidade; a expectativa de vida; a qualidade de vida de uma população e a quantidade de pessoas em cada faixa etária.

5. Explique a estrutura de uma pirâmide etária.
Em uma pirâmide a base representa as taxas de natalidade, a ápice representa o número de idosos; expectativa de vida; de um lado do gráfico representa as pessoas do sexo masculino e do outro, as do sexo feminino.

Nenhum comentário: