sexta-feira, 14 de novembro de 2008

3º ANO E. Médio - Exercícios de fixação

1. Qual o real fator que possibilitou o aumento do fluxo do volume de produtos manufaturados brasileiros?
Esse aumento do fluxo do volume de produtos não se deveu à qualidade desses produtos, mas, principalmente aos seus preços competitivos(baixos). Essa competitividade não tem por base a tecnologia agregada, mas aos salários internacionalmente baixos na produção.

2. Diga como era economicamente o Brasil e seu comércio internacional?
O Brasil até 1960, era um país rural e agrário, portanto era um tradicional exportador de produtos primários: gêneros agrícolas e minérios.

3. Por que as relações comerciais do Brasil, ainda são desvantajosas?
Elas são desvantajosas, porque os produtos importaos ainda são mais caros e valorizam-se mais rapidamente que os produtos que o Brasil exportam, que geralmente são mais baratos.

4. Qual o conceito de comércio internacional?
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territoriais, que se tornou crescente nas últimas décadas.

5. Diga, como é hoje economicamente o Brasil e seu fluxo internacional?
A partir de 1960 o Brasil passou a ser um país urbano e industrial, e passou a exportar além de produtos primários, também industrializados e semimanufaturados - calçados, suco de laranja, têxtes, óleos cosméticos, aparelhos mecânicos, produtos químicos e até aviões.

6. Quais os mecanismos possibilitaram o incremento do fluxo internacional?
Os mecanismos que possibilitaram o incremento foi o avanço industrial, o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, a expansão das multinacionais e consequentemente o processo de globalização.

Nenhum comentário: