terça-feira, 11 de novembro de 2008

5ª série - As formas de relvo - aula 16

16. As formas de relevo



A superfície terrestre compõe-se das rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Essas rochas estão sujeitas à ação dos elementos da atmosfera, das camadas internas da Terra e da biosfera, e delas depende, em grande parte, a resistência maior ou menor dessas rochas, bem como o desgaste que vão sofrendo ao longo do tempo.
A superfície não é igual – em algumas áreas, ela é mais baixa, em outras áreas, mais alta, chegando a atingir 8.000m de altitude, por exemplo, na cordilheira do Himalaia, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848m de altitude, considerado o “teto do mundo”.
Essas formas diferentes e irregulares que observamos na superfície terrestre são o que chamamos de relevo.
O relevo é diferenciado pela aparência, pelo tipo de rochas e pelo processo de formação. É a partir desses critérios que classificamos o relevo do mundo em montanhas, planaltos, planícies e depressões.
· Montanhas – são as áreas mais elevadas da superfície terrestre, acima de 1.000m de altitude e podem ser encontradas isoladas ou uma sucessão – neste caso, falamos em cordilheiras ou cadeias montanhosas.
Elas aparecem sobretudo ao longo das áreas de contato de placas tectônicas ou em áreas onde a crosta é mais sensível às pressões exercidas por essas placas, provocando falhas ou fraturas de grandes blocos rochosos.
· Planaltos – são superfícies mais ou menos elevadas, variando entre 400 e 800m de altitude, que são delimitadas por declives ou escarpas. Neles, o processo de desgaste produzido pelo clima, pelas águas, pelos ventos – o que chamamos de erosão – é mais acentuado que o processo de sedimentação.


Em áreas de declives e escarpas ocorrem os deslizamentos de terras (áreas de morros), principalmente nas regiões onde o homem retira a vegetação original.
· Planícies – são superfícies planas e geralmente mais baixas, variando entre 0 e 200m de altitude. São formadas por processos de sedimentação de materiais trazidos pelas águas ou pelos ventos – por isso, normalmente se localizam junto a rios e aos mares e oceanos. Nessas áreas a produção agropecuária é muito praticada e concentração humana é maior.
· Depressões – são as formas de relevo mais rebaixada. Quando a depressão é mais baixa em relação aos terrenos circundantes, dizemos que é uma depressão relativa. Quando fica abaixo do nível do mar, dizemos que é uma depressão absoluta.
O nível do mar é por onde começamos a contar as altitudes diferentes do relevo, ou seja, ali está a cota zero (0 metro).
O Mar Morto, que fica a 394, abaixo do nível do mar e se localiza entre Israel e Jordânia, no Oriente Médio, é uma depressão absoluta.
No Brasil, nós só encontramos três tipos de relevo – planaltos, planícies e depressões, pois sua formação geológica é muito antiga e passou por um intenso processo de erosão (desgaste físico das rochas causados pela água, sol, vento etc.)

Nenhum comentário: